Criar uma Loja Virtual Grátis
Historia do vidro ? A ORIGEM..
Historia do vidro ? A ORIGEM..

A ORIGEM...

Não existem dados precisos sobre a origem do vidro. No entanto, sabe-se que já existia cerca de 3.000 anos antes da era de Cristo. A sua descoberta é atribuída a um acaso acontecido num país do Médio Oriente (Síria ou Egipto).

 

O QUE É O VIDRO?

Considera-se vidro toda a substância mineral que à temperatura ordinária é sólida, mais ou menos transparente e, às vezes, translúcida. É o resultado da mistura de diferentes silicatos obtidos pela fusão e na qual predominam os silicatos alcalinos e o de cálcio. Na sua composição, entram, além da potassa ou soda, terras alcalinas, cal, barita, magnésio, etc., ou os óxidos metálicos, como os de chumbo, bismuto, zinco manganês, etc. A sílica é o elemento principal na composição do vidro. Simplificando, diremos que o vidro é um composto químico, cujas bases assentam na fusão duma mistura de sílica, soda e calcário. Durante a fusão liberta-se anidrido carbónico e forma-se um composto de silicatos de sódio e cálcio.

 

A PRODUÇÃO

A produção de um artigo de vidro apresenta duas grandes fases: a produção da peça lisa, sem decoração e a peça acabada que inclui operações como a lapidação, foscagem ( a ácido ou a jacto de areia), pintura e a pantogravura. Relativamente à gravação, sabe-se que a gravura a ácido derivou da descoberta, no séc. XVIII, do ácido fluorídrico, único ácido que ataca as superfícies do vidro. Porém, a utilização deste método só foi levada a cabo a partir da segunda metade do séc. XIX.

 

O PORQUÊ DA UTILIZAÇÃO DO VIDRO? 
O vidro possui três importantes e únicas características que o distingue de outros materiais utilizados em embalagens:

100% Reciclável:

O vidro é infinitamente reciclável.

Quer isto dizer que um recipiente de vidro reciclado possui as mesmas qualidades de um fabricado com matérias-primas virgens, independentemente do número de vezes que o material for utilizado.

É a única embalagem amiga da natureza.
Retornável:

As embalagens, como por exemplo as garrafas de bebidas, podem ser novamente aproveitadas por diversas vezes, sem que haja problemas de deformação ou absorção de sabores quando forem lavadas em temperaturas elevadas ou com detergentes adequados.
Reutilizável:

Os recipientes de vidro acabam por ser reutilizados de formas diferentes daquelas em que foram produzidos. Podem ser utilizados para armazenar alimentos ou até como objectos de decoração.

CONCLUSÃO

Apesar da industrialização no fabrico do vidro o trabalho manual não desapareceu, devido à produção do cristal e ao renascimento do vidro manual.

O vidro adquiriu ao longo dos tempos uma posição de destaque na sociedade e uma posição de prestígio devido às suas características únicas.

Rating: 2.7/5 (25 votos)






Partilhe esta Página




Total de visitas: 1826